NOVAS SEXTAS SUSTENTÁVEIS

NOVAS SEXTAS SUSTENTÁVEIS

CONHEÇA AS NOVAS SEXTAS SUSTENTÁVEIS!

Este ano, as Sextas Sustentáveis serão realizadas nas instalações de uma entidade acolhedora, de forma a facilitar o contacto com os materiais e soluções construtivas que ali se apresentam. O calendário já disponível.

DO QUE SE TRATA

Tratam-se de sessões de tecnologia e sustentabilidade sobre vários produtos e equipamentos para a construção com base em premissas de sustentabilidade. Assim, apenas são abordados produtos e equipamentos que possam, em qualquer uma das fases da construção, contribuir para um melhor ambiente construído, proporcionando uma maior eficiência de recursos, como a poupança energética, o menor consumo de água e a minimização de produção de resíduos. A origem dos materiais e a sua capacidade de reciclagem também não será descurada.

ONDE

Estas ações terão lugar numa empresa de materiais de construção que se disponibilize a acolher os participantes.

PARTICIPAÇÃO

O número de participantes varia entre os 30 e os 120, normalmente estudantes ou profissionais da área interessados no desenvolvimento mais sustentável do sector da construção. A participação nestas sessões é gratuita, mas está sujeita a uma inscrição prévia, a realizar no site do PCS www.csustentavel.com

CONCEITO E OBJETIVOS

Para além de se pretender que cada sessão possa visar a apresentação especializada de um produto, ajustando-o às necessidades técnicas do exercício profissional dos interessados, colmatando lacunas e melhorando a informação disponível no mercado, também se espera que estas possam servir de fonte de sensibilização para a necessidade premente de um novo rumo para o setor da construção, fazendo-o evoluir para que seja um exemplo no desenvolvimento sustentável, tão necessário ao planeta, e contrariar a tendência que fez dele um dos setores com maiores impactes ambientais negativos. Um conhecimento aprofundado dos produtos e equipamentos já existentes no mercado que possam diminuir estes impactes e melhorar o ambiente construído e/ou a construir, estimulando uma melhor utilização e otimização no âmbito do projeto e da obra, serão premissas fundamentais para que este paradigma venha a ter sucesso.

Em conjunto com as empresas, pretende-se que estas sessões sirvam também como uma ferramenta adicional para o trabalho dos arquitetos e demais profissionais, numa perspetiva mais prática e facilitadora da sua profissão.

CONTEÚDOS E MATERIAL DIDÁCTICO

As empresas participantes e o Portal da Construção Sustentável (PCS) serão responsáveis pelo conteúdo da conferência, respetiva apresentação e distribuição de material didático (ex. catálogos e amostras) aos participantes.

CALENDÁRIO JÁ DISPONÍVEL

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: