Tese I ECOBAIRRO, UM CONCEITO PARA O DESENHO URBANO

Amoeda, Rogério

_Resumo: A industrialização originou problemas sócio-ambientais na cidade. Assim, durante o século XIX e XX, o pensamento urbanístico criou soluções higienistas com a ideia de configurar um modelo urbano. A partir dos anos 60 do século XX e devido às grandes alterações sofridas até então,intensificaram-se as preocupações ambientais e, na procura de um modelo alternativo, surgiu a ideia de desenvolvimento sustentável. Perante a crescente consciencialização acerca das alterações climáticas e dos problemas ambientais, as preocupações ecológicas ganham realce e a ecologia urbana torna-se alvo de conhecimento e abordagem em várias disciplinas,nomeadamente no desenho físico das estruturas urbanas.
Na procura de um urbanismo como resposta a um desenvolvimento sustentável à escala local, durante os anos 90 do século XX surge o ecobairro, como projecto-piloto de resposta na prática às preocupações e pensamento desenvolvido até então. Os países do norte da Europa são pioneiros na sua concretização.
É assim que o ecobairro se configura, neste texto, como um caso de estudo e marco de referência para o bom desenho urbano em resposta à sustentabilidade ambiental. A partir deste e dos elementos retirados da História e da ecologia urbana, formulam-se princípios orientadores para o bom desenho urbano, que, após confronto com as formas urbanas, são reflectidos num modelo operativo.

Download aqui