1ª SESSÃO TÉCNICA (PCS) | APRESENTAÇÕES DISPONÍVEIS

1ª SESSÃO TÉCNICA (PCS) | APRESENTAÇÕES DISPONÍVEIS

SESSÕES TÉCNICAS (PCS)

AMOSTRA DE PRODUTOS/EQUIPAMENTOS PARA UMA CONSTRUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL

DO QUE SE TRATA

Trata-se de sessões técnicas sobre vários produtos e equipamentos para a construção com base em premissas de sustentabilidade. Isto é. Apenas são levados a apresentação produtos e equipamentos que possam em qualquer uma das fases da construção, contribuir para um melhor ambiente construído, proporcionando uma maior eficiência de recursos, como a poupança energética, menor consumo de água e minimização de produção de resíduos. A origem dos materiais e sua capacidade de reciclagem também não será descurada.

ONDE

Estas ações terão lugar na Ordem dos Arquitetos Secção regional do Sul e estarão sempre presentes quatro a seis produtos distintos.

PARTICIPAÇÃO

O número de participantes varia entre 50 e os 90 arquitetos, estudantes ou profissionais da área interessados no desenvolvimento mais sustentável do sector da construção. A participação nestas sessões é gratuita para arquitetos inscritos na ordem dos arquitetos, estudantes de arquitetura e membros do PCS. Para todos os restantes terá um valor de 10€ (IVA incluído). Em qualquer dos casos, a inscrição é obrigatória.

CONCEITO E OBJETIVOS

Para além de se pretender que cada sessão possa visar a apresentação especializada de um produto, ajustando-o às necessidades técnicas do exercício profissional dos interessados, colmatando lacunas e melhorando a informação disponível no mercado para cada produto, também se espera que esta possa vir a ser uma forte sensibilização para a necessidade de um novo rumo no setor da construção, fazendo-o evoluir para que seja um exemplo no desenvolvimento sustentável tão necessário ao planeta. Já que o setor da construção é um dos setores que tem maiores impactes ambientais negativos. Um conhecimento aprofundado dos produtos e equipamentos já existentes no mercado que possam diminuir estes impactes e melhorar o ambiente construído e/ou a construir, estimulando uma melhor utilização e otimização no âmbito do projeto e da obra, serão premissas fundamentais para que este paradigma venha a ter sucesso.
Em conjunto com as empresas, pretende-se que estas sessões sirvam também como uma ferramenta adicional para o trabalho dos arquitetos e demais profissionais, numa perspetiva mais prática e facilitadora da sua profissão.

CONTEÚDOS E MATERIAL DIDÁCTICO

As empresas participantes e o Portal da Construção Sustentável (PCS) serão responsáveis pelo conteúdo da conferência, respetiva apresentação e distribuição de material didático (ex. catálogos, cd’s) aos participantes.
 

1ª SESSÂO TECNICA (PCS) | APRESENTAÇÕES DISPONÍVEIS

Data

02 de Julho de 2015

Tema 1

CONSTRUÍR E/OU REABILITAR: DA ESTRUTURA À COBERTURA VERDE

14h30. PCS | apresentação das empresas
14h45. TISEM | porquê construir em madeira

Tisem_PCS_OA

15h00. AMORIM ISOLAMENTOS | isolar com materiais naturais

Amorim Isolamentos_PCS_OA

15h15. GYPTEC | soluções sustentáveis em placas de gesso

Gyptec_PlacasdeGesso_PCS_OA

15h30  SAINTGOBAINGLASS | envolvente transparente do edifício
15h45. SECILARGAMASSAS | argamassas mais sustentáveis

Secil Argamassas_PCS_OA

16h00. NEOTURF | coberturas e paredes verdes
Espaço para questões e debate
16h30. Encerramento

MAIS INFORMAÇÔES