Como transformar a nossa casa numa casa inteligente e eficiente?
Atualmente, o uso de eletricidade em casa é absolutamente necessário para realizar a grande maioria das nossas atividades diárias. O seu uso é indispensável: apenas tocando no interruptor, obtemos calor, luz ou som. Estamos totalmente conscientes da importância que a eletricidade tem no nosso dia-a-dia? Acha que poderia poupar energia?
A poupança de energia elétrica é cada vez mais importante quando se trata de otimizar o uso dos recursos energéticos. Ao reduzir o consumo de energia, é possível pouparmos dinheiro, como também ajudamos a reduzir a poluição emitida para a atmosfera. No entanto, o setor de energia evoluiu e as casas também. Cada vez mais pessoas apostam numa casa conectada, onde a eletrificação é a grande aliada para alcançar um consumo energético eficiente, seguro e sustentável.
Sabia que existem casas em que, assim que o despertador toca, a cafeteira começa a preparar o café automaticamente? As casas do futuro já estão aqui. Mas, antes de saber como pode transformar a sua casa, a Selectra, especialista na comparação de tarifas de energia e telecomunicações, ajuda a desvendar melhor o conceito de “casa inteligente”, ao mesmo tempo que reduz o custo das contas do lar que todos os meses chegam a casa.
O que é uma casa inteligente?
Definir uma casa inteligente é fácil. Estas casas são caracterizadas pela inovação, conectividade e sustentabilidade. Geralmente, são casas equipadas com iluminação, aquecimento e tecnologias conectadas a um serviço de Internet, e que podem ser controladas remotamente através de um dispositivo móvel ou computador.
Hoje em dia, e cada vez mais, estamos conectados a tempo inteiro, seja por pessoais ou profissionais, internet no telefone nunca falta, pelo que estamos presentes no mundo digital todos os dias. Porque não controlar a casa e os consumos de energia através da internet?
Sem dúvida, a domótica oferece inúmeras vantagens dentro de casa. A tecnologia, se soubermos usá-la, pode tornar a nossa vida muito mais confortável e fácil. Mas, além disso, um dos benefícios mais significativos proporcionados por esse avanço é a poupança de energia. Porquê? Porque os sistemas de domótica não só são capazes de controlar todos os recursos que consomem energia dentro de casa, como também permitem monitorizar os consumos, fornecendo informação em tempo real.
Eletrificação dentro das casas conectadas
Como se pode observar, a eletricidade é elemento chave nas casas do futuro. No entanto, não devemos cometer o erro de pensar apenas na luz quando falamos de lares eletrificados. Os estores acionados por comando de voz ou sistemas de aquecimento que se adaptam à temperatura dos interiores não seriam possíveis sem eletrificação.
Não podemos esquecer que, nos últimos anos, a eletricidade também se tornou sinónimo de sustentabilidade e poupança de energia. De fato, tornou-se o aliado perfeito para soluções verdes, como painéis solares de autoconsumo.
Vantagens das casas eletrificadas
- Conectividade: Este tipo de casa é capaz de aprender e de se adaptar às suas necessidades, podendo controlá-la remotamente.
- Eficiência: A domótica otimiza o consumo com base nos hábitos domésticos e reduz as emissões.
- Poupança: Graças à eletrificação, os elementos inteligentes consomem menos e melhor, conseguindo poupanças tanto a curto como a longo prazo.
Soluções inteligentes para um consumo eficiente
Para transformar uma casa convencional numa casa do futuro, é preciso levar em conta soluções inteligentes. Estes não só proporcionam um consumo de eletricidade mais eficiente, como também nos ajudam a desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
Uma forma muito simples de conseguir um consumo mais sustentável em casa é substituir as lâmpadas por lâmpadas LED. Este tipo de lâmpadas, além de consumirem menos, emitem menos calor e têm uma vida útil muito mais longa. Noutras palavras, os resultados de iluminação e poupança são muito melhores.
O autoconsumo é outra das tendências que ganha cada vez mais força dentro das famílias devido à poupança que este tipo de energia acarreta. Se não familiarizado com esta forma de consumir energia, no site da Selectra pode obter mais informações sobre o uso dos painéis solares..
Por fim, é importante lembrar que devemos estar cientes da importância de cuidar do meio ambiente tanto dentro como fora de casa. Isso significa que, pouco a pouco, temos que nos adaptar a um estilo de vida mais ecológico. Uma forma simples de o fazer é apostar na mobilidade sustentável. Cada vez mais pessoas estão a optar por se deslocarem de bicicleta, trotinete ou carro elétrico. Aliás, sabia que os carros elétricos podem ser carregados numa tomada convencional ou instalando um ponto de carregamento? Sem dúvida, as casas do futuro já estão aqui e parece que vieram para ficar.