ESTIVEMOS, MAIS UMA VEZ, NO ARCHISUMMIT´23 | GUIA DE ECOPRODUTOS

ESTIVEMOS, MAIS UMA VEZ, NO ARCHISUMMIT´23 | GUIA DE ECOPRODUTOS

Estivemos, uma vez mais, a distribuir o nosso:

Guia de Ecoprodutos para a construção e reabilitação sustentável de edifícios!

O QUE É O GUIA DE ECOPRODUTOS?

É um Guia editado regularmente pelo Portal da Construção Sustentável (PCS), que reune contributos de várias empresas parceiras do PCS que disponibilizam informação detalhada sobre os seus ecoprodutos em várias setores da construção. Todos os ecoprodutos e/ou serviços compreendem um texto explicativo sobre SustentabilidadeCaracterísticas e Aplicações. Este Guia que vai já na sua 13º edição, conta sempre com diferentes informações que são atualizadas ao longo dos anos, exigindo inovação e sustentabilidade às empresas representadas.

É elaborado propositadamente em ocasiões onde se encontram arquitetos, engenheiros, decisores políticos e todos aqueles que se relacionam com o ambiente construído, desta feita em bilingue. Sofrendo várias atualizações ao longo dos anos, a sua a intenção é de colmatar uma falha na informação entre os gabinetes de arquitetura e profissionais da construção de todo o mundo que desejam especificar materiais e serviços mais sustentáveis.

Por outro lado, este trabalho é concebido de forma a servir de veículo de informação ao consumidor comum que deseje construir/reabilitar as suas casas, no sentido da verdadeira sustentabilidade, uma vez que a necessidade de redução do consumo de recursos é um caminho inegável. A construção necessita da divulgação de informação sobre práticas mais sustentáveis, que chegue ao maior número de pessoas, para poder avançar e responder à necessidade de desenvolvimento sustentável deste setor.

É neste sentido que o PCS tem esta publicação recorrente, que exige às empresas representadas inovação constante e informação credível sobre os produtos e serviços que fornece. Estes são parte integrante da construção, e consultar uma base de dados de produtos e serviços sustentáveis em qualquer parte do mundo já é possível no PCS, em www.csustentavel.com/ecoprodutos.

Por outro lado, a forma de avaliação e seleção dos materiais continua a ser pouco definida, e por essa razão o PCS decidiu criar uma avaliação com base na NORMA INTERNACIONAL ISO 14024, já disponível e explicada nesta edição.

Desta forma é possível a escolha consciente por um produto que possa ser mais sustentável desde a sua fase de concepção, utilização e fim de vida!

AUTORA

Aline Guerreiro nasceu em Lisboa em 1970. Foi aluna da Universidade Lusíada em Lisboa, tendo concluído em 1994 a Licenciatura em Arquitectura e em 2003 uma Pós Graduação em Construção Sustentável na mesma Universidade, com média de 18 valores. Foi Bolseira de Mestrado no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde também deu apoio ao ensino, obtendo o grau de Mestre em Construção pelo IST em 2008, defendendo uma dissertação sobre: Técnicas de Reabilitação Sustentável de Edifícios. Foi aprovada para a sua investigação decorrente do Programa Doutoral em Arquitetura da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, o tema: “Metodologia de melhoria do desempenho energético em edifícios de habitação centrado no utilizador. Aplicação a caso de estudo em centro histórico”, que ainda decorre.

Foi dirigente de uma das maiores ONGA Portuguesa, onde coordenou a temática da Construção Sustentável. Tem sido frequentemente convidada para fazer apresentações na área da Eficiência Energética em Edifícios e Construção Sustentável em Licenciaturas e Mestrados em várias Universidades reconhecidas internacionalmente como sendo a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, o ISCTE, a Universidade Lusíada e a Universidade do Minho, e esteve em Bruxelas numa sessão plenária a dissertar sobre Construção Sustentável a convite da Comissão Europeia.

Em 2010 criou o Portal da Construção Sustentável – www.csustentavel.com, que tem vindo a crescer, exigindo às empresas que representa constante inovação nos produtos e serviços no sentido de um desenvolvimento mais sustentável do setor da construção. É uma referência em Portugal e já tem ganho alguma notoriedade a nível internacional.

Faça Download do Guia que foi distribuído, aqui

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: