Localização: S. João da Madeira
Tipo de construção: nova
Área de implantação: 125 m2
ABC: 198,4 m2
Arquitetura e especialidades: Ecotectura – atelier de arquitetura sustentável
Coordenação de projecto: Arq. Aline Guerreiro
O terreno apresentava um desnível que foi respeitado, desenvolvendo a moradia em 2 pisos. Foi orientada de acordo com o seu comportamento térmico, para minimização de consumo de energia. Os vãos foram dimensionadas em conjunto com a especialidade de térmica, para se obter uma casa eficiente no que se refere a consumo de energia para climatização. Foram dimensionadas paredes de Trombe a Sul, de forma a acumularem calor durante o dia a libertarem-no durante a noite para o espaço interior de forma natural. Para além de previstas proteções exteriores em todos os vãos, estes foram recuados em relação à fachada de forma a se tirar partido de sombreamento, facilitando-o de Verão e abdicando dele no Inverno.
A caixilharia adotada é em alumínio com rutura térmica e vidro duplo. A solução de parede exterior é uma parede dupla com o isolamento pelo lado exterior da alvenaria, em aglomerado de cortiça expandida, por ser um material de origem renovável, nacional e com grande potencialidade de reutilização/reciclagem.
O acabamento exterior é em reboco e pintado sobre uma rede armada de fibra de vidro.
O cliente vai aderir à microgeração, com a aplicação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica e foram incluídos painéis solares térmicos para aquecimento de AQS, de forma a dar cumprimento ao RCCTE. O sistema de climatização é complementado com o recurso a uma central de biomassa.
Existe ainda um projeto de águas e esgotos que contempla a captação de águas pluviais para destinos não potáveis (regas, lavagens de automóveis e descargas de autoclismo).
A etiqueta de eficiência energética na fase de projeto é classe A+.
Visite-nos em ecotectura.com.pt