O PROJETO, PELO QUAL VALEU A PENA ESPERAR!
MARQUE NA SUA AGENDA A DATA DE LANÇAMENTO:
02 de outubro: DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA´23
SABIA QUE:
(10 verdades inconvenientes sobre a utilização de plástico)
- O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor?
- A este ritmo, até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes?
- O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos, por ano?
- Cerca de 91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado?
- A industria da construção é a 2ª maior consumidora de plástico, responsável por 20% destes resíduos?
- Comemos milhares de Pedaços de Plástico?
- Anualmente, 18 mil milhões de resíduos plásticos entrem nos oceanos a partir de zonas costeiras?
- O setor da construção é grande consumidor de materiais plásticos, desde as embalagens, à utilização em obra?
- Em Portugal, cerca de 40% dos resíduos plásticos ainda são colocados em aterro?
- Se esta tendência persistir, até 2050, teremos 12 mil milhões de toneladas de plástico em aterros? (35 mil vezes mais pesado que o Empire State Building.)
A poluição por plástico está por todo o lado, desde esta ínfima expressão microscópica – microplástico – à avassaladora ilha de plástico que flutua no Pacífico e que terá cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados, o equivalente a 17 vezes o tamanho de Portugal. Na realidade, o ambiente marinho é o maior depósito de lixo plástico em todo o planeta. No setor da construção é utilizado plástico, como o PVC, EPS, XPS e outros, quando há alternativas viáveis…
É importante referir, que o PCS não defende um ambiente construído completamente isento de plástico. Somos uma entidade que defende os melhores resultados para a sustentabilidade. Neste sentido, defendemos uma abordagem que sempre que possível a utilização de produtos plásticos na construção deve ser confinada a áreas especializadas de alto valor e de baixo volume de aplicação.
Os impactes ambientais negativos da utilização do plástico na construção estão apenas a começar a ser compreendidos. Estas implicações abrangem todo o ciclo de vida, desde a extracção, fabrico, até à toxicidade e ao fogo, por exemplo, como a libertação de cianeto de hidrogénio. Estes impactes continuam lá até ao fim de vida do material.
Vamos deixar de fazer parte do problema?
No dia 02 de outubro de 2022 – Dia Mundial da Arquitetura, em Ponta Delgada nos Açores, lançaremos um caderno de encargos, livre de petróleo, onde distinguiremos a utilização possível dos materiais seus derivados, apenas quando necessário, apresentando 3 níveis possíveis:
- PLASTIC FREE – este selo é atribuído ao produto de uma empresa parceira do PCS, que contenha na sua composição mais de 90% de material sem plástico.
- VIRGIN PLASTIC FREE – este selo é atribuído ao produto de uma empresa parceira do PCS que, caso contenha plástico na sua composição, este seja plástico reciclado.
- PLASTIC DUE NO ALTERNATIVE – este selo é atribuído ao produto de uma empresa parceira do PCS que contenha plástico na sua composição porque não há alternativa possível, para a função a que se destina