TESE | SISTEMAS CONSTRUTIVOS MODERNOS EM MADEIRA

TESE | SISTEMAS CONSTRUTIVOS MODERNOS EM MADEIRA

Torres, João

Resumo:

A madeira, como material, teve sempre uma grande importância para o Homem. Em qualquer lugar do mundo, onde existisse material orgânico disponível, um novo tipo de habitação era inventado.

Durante séculos, a madeira manteve o seu estatuto como um dos materiais principais na construção de edifícios até ao inicio do século XX, em que emerge o betão armado apoiado no reconhecimento das suas propriedades, criação de bases de cálculo e no desenvolvimento industrial. A construção em madeira associada à habitação continuou, no entanto a ser uma solução muito adoptada nos Estados Unidos da América, Norte da Europa e Japão.

Actualmente, esta indústria encontra-se em expansão, surgindo renovada e apoiada nas crescentes preocupações ambientais e noções de sustentabilidade, nas novas técnicas de construção emergentes e na criação de novos materiais à base de madeira que alargaram o âmbito de aplicação desta indústria.

Esta dissertação tem como objectivo apresentar e analisar as novas metodologias de construção em madeira, procurando desmistificar as afirmações que levaram ao seu declínio. Nesse sentido, serão apresentadas de uma forma geral as tipologias de habitação em madeira mais comuns, sendo focadas as construções prefabricadas em madeira ou derivados da madeira que utilizam modulação. Serão dados exemplos representativos do tipo de casas prefabricadas utilizadas no mercado nacional e internacional, recorrendo a uma caracterização das soluções mais comuns e o seu âmbito de aplicação. Numa fase posterior do trabalho é apresentado o projecto de uma habitação uni-familiar com dois pisos, sendo apresentadas as principais características e bases de concepção se for adoptada uma construção pré-fabricada em madeira ou uma construção em betão armado e alvenaria de tijolo (casas em alvenaria). Para avaliar a viabilidade dos novos sistemas, foi realizada uma análise técnico-económica comparativa da performance de uma construção pré-fabricada em madeira e outra em betão e alvenaria de tijolo. A análise técnica foi realizada segundo exigências de estabilidade, habitabilidade e durabilidade. Paralelamente, foi feita uma pesquisa de mercado para obtenção de preços dos sistemas construtivos em estudo e realizada a análise económica para avaliar a competitividade das novas soluções. Todas as conclusões obtidas neste trabalho são apresentadas no último capítulo denominado Conclusões. Em anexo são apresentados quadros com as principais características dos materiais utilizados nos sistemas pré-fabricados em análise.

Download aqui

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: