Localização: exposta no Instituto Horticultura y Jardinéria de Reus
Tipo de construção: nova
Área de implantação: 83 m2
ABC: 107 m2
Arquitetura e especialidades: ChapeauVert
A ChapeauVert desenvolve, fabrica e comercializa um habitat multifuncional, ecológico, que respeita o meio ambiente. A estrutura do habitat, em forma de cúpula, é composta por materiais naturais altamente eficientes, como a madeira e a cortiça. São materiais que apresentam soluções ecológicas aos problemas relacionados com as construções convencionais, permitem uma importante redução do consumo energético, assim como uma minimização de emissões tóxicas (CO2), fornecendo espaços saudáveis aos seus habitantes. A forma orgânica da cúpula proporciona um movimento constante do ar, o que permite criar uma temperatura estável no interior da cúpula, obtendo assim uma casa passiva.
Esta estrutura ecológica está desenhada para que o próprio cliente a possa montar no espaço de três dias, entre três pessoas, o que permitiria a redução dos custos de montagem. Também têm a particularidade de poder ser facilmente desmontada nos 168 módulos originais, para voltar a montar noutro espaço consoante o seu uso. De acordo com as necessidades de cada cliente, esta estrutura pode adaptar-se a múltiplas funções, desde a habitação, comercio, restaurante / bar, escritório, entre outros. Também é uma estrutura bastante resistente, uma vez que as forças ficam repartidas uniformemente sobre toda a superfície da cúpula, o que permite ser colocada em zonas sísmicas ou em zonas de fortes ventos.
A cúpula, com 10,34m de diâmetro e com 6m de pé direito total, divide-se em dois pisos: o rés-do-chão com 69m2 e o piso superior com 38m2. A estrutura da parede exterior é composta por sete níveis com vinte e quatro módulos cada, num total de 168 módulos. Cada módulo, com 34cm de espessura, é constituído pelos seguintes materiais do exterior para o interior: placa de cortiça com 40mm, chapa de aço galvanizado de 0,8mm, câmara de ar ventilada de 40mm, placa de madeira OSB 3 de 9mm, isolamento natural de fibra de madeira de 200mm, câmara de ar de 40mm e placa de madeira OSB 3 de 9mm de revestimento interior.
Optou-se assim pela arquitetura sustentável, um modo de conceber o desenho arquitectónico de tal modo que permita minimizar o impacto ambiental das construções sobre o ambiente natural e sobre seus habitantes. O desafio da arquitetura não é unicamente o de construir estética ou funcionalidade, mas sim criar com consciência do impacto e equilibrar as consequências que tem certos padrões geométricos no comportamento humano, nas emoções e no desenvolvimento da inteligência.