SUSTENTABILIDADE
A madeira lamelada colada apresenta um grande conjunto de vantagens comparativamente a outros materiais usados em estruturas (por exemplo, em média, a sua relação resistência/peso é 1,3 vezes superior à do aço e 10 vezes superior à do betão), sendo assim considerado um excelente material de construção, ecológico, utilizada para construções avançadas e exigentes, permitindo configurar os espaços interiores de múltiplas formas.
As vigas são produzidas a partir de matéria-prima de florestas sustentáveis com certificação PEFC. A energia térmica necessária no processo de secagem da madeira é gerada inteiramente a partir da recuperação de energia de produtos residuais.
CARACTERÍSTICAS
Estas vigas de casquinha branca de madeira lamelada e colada (também conhecida como laminada), são feitas de várias lamelas de 40mm de espessura, coladas na horizontal, para obter uma maior diversidade de secções (variam entre os 100-640mm de espessura por 80-240mm de altura. São também unidas por finger-joint para obter grandes comprimentos de 13,5 m (comprimentos standard). Tem como principais vantagens a sua elevada resistência mecânica, nomeadamente à flexão, compressão, tração e corte, para além de uma alta estabilidade dimensional.
Estas vigas são comercializadas em duas qualidades, a visual e a industrial e classificadas em classes de resistência: GL24/BS11, GL28/BS14, GL32/BS16 ou GL36/BS18. Estas podem ser H-Homogéneas (mais resistentes) ou K/C-Combinadas (normalmente as mais comercializadas).
GL24: 100-640mm de espessura por 80-240mm de largura
Duo Lam (Duas lamelas): 140-160mm de espessura por 140-200mm em largura
Trio Lam (Três lamelas): 160-200 mm de espessura por 200 a 240mm em largura
APLICAÇÕES
Edifícios residenciais, industriais, agrícolas, alpendres; Pavilhões desportivos; salas de eventos; Edifícios públicos e residenciais (hotéis, restaurantes, habitações familiares, áreas de comércio e serviços).
Precisa saber mais? Contacte-nos!