MANUAL DE ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA PARA A REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

MANUAL DE ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA PARA A REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

A convite do Governo Regional dos Açores – Direção Regional do Ambiente e Alterações Climática, o Portal da Construção Sustentável, escreveu um guia subjacente aos princípios de arquitetura bioclimática na nova construção e reabilitação, e eficiencia de energética dos edifícios, adaptado à realidade das ilhas dos Açores.

Foi um trabalho altamente desafiante, uma vez que o clima dos Açores tem características muito peculiares. Foi precioso o auxílio de Engenheiros de Térmica, e de Arquitetos que desenvolvem o seu trabalho nas Ilhas, disse Aline Guerreiro, arquiteta, CEO do PCS, e autora do Manual.

O manual foi entregue, no inicio deste ano, à Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores, e a sua divulgação deverá ser efetuada pela mesma, de acordo com a sua estratégia, bem com ode acordo com a estratégia do Governo Regional no seu todo.

Aqui ficam os nossos agradecimentos:

Este Guia foi produzido a pedido do Governo Regional dos Açores, pela equipa do Portal da Construção Sustentável que, através da recolha de informação científica e investigação, bem como a consulta a peritos e partes interessadas no arquipélago dos Açores, produziu e editou este trabalho.

A colaboração, auxílio, carinho e dedicação por parte de várias pessoas ao longo de todo o percurso de recolha de informação, fotografia, edição de imagem, layout e organização, foi fundamental. Pelo que, não posso deixar passar esta oportunidade para agradecer a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a escrita deste Guia.

Agradeço em primeiro lugar ao Governo Regional dos Açores por ter acreditado no Portal da Construção Sustentável para realizar um trabalho de tanta responsabilidade. Agradeço a todos os arquitetos e demais profissionais do setor da construção, que vivem e exercem a sua profissão no arquipélago e se disponibilizaram para me receber e ajudar a compreender as práticas de arquitetura e construção que vigoram, nomeadamente aos arquitetos Bruno Fontes, Albino Pinho e Chiara Bettelli, e às empresas MBGouveia, Grupo Marques e Carpintaria Artur Oliveira.

Agradeço, sempre que tenho oportunidade, a todos os professores que tive ao longo da minha vida que sempre me entusiasmaram para este tema e comigo partilharam os seus conhecimentos nesta área.

Aos meus colegas de gabinete (internos e externos), é graças a eles que o Portal da Construção Sustentável cresce de ano para ano, pois acreditam na sustentabilidade do setor da construção tanto quanto eu.

Agradeço muito aos meus amigos e colegas, José Ávila e Sousa e Paulo Ávila Sousa, que conhecem o arquipélago dos Açores desde que nasceram, o que proporcionou que a minha visita às ilhas fosse altamente produtiva e rentável. O seu incansável acompanhamento e auxílio tornou este trabalho peculiar.

Agradeço por último à RTP Açores, na pessoa da jornalista Maria Francisco Anderson pelo seu profissionalismo, e ao Correio dos Açores, ambos veicularam a intenção de realização deste trabalho.

Aos meus pais, por ser quem sou.

Aos meus filhos que me inspiram e ensinam diariamente.

Aline Guerreiro | CEO Portal de Arquitetura e Construção Sustentável

Portal da Construção Sustentável, 07 de fevereiro de 2022

O Manual foi disponibilizado ao publico, ONLINE e onde foi possível fazer o download, no site da

PROYECTO PLANCLIMAC fonte de financiamento deste trabalho.

E pode ser descarregado AQUI:

#menosgreenwashing #maissustentabilidade

 

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: